quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Mata Atlantica


Bom galera ! Começamos hoje com o nosso blog sobre as matas ! Nesse blog pretendemos mostrar como as matas sao importantes e o que estamos fazendo com elas. Há pessoas nas nossas matas extraindo madeira e desmatando ilegalmente, e isso é um absurdo porque alguns corruptos pagam propina para nao serem pegos fazendo esses atos. Mas a hora da denuncias nao é agora. Vamos começar apresentando sobre a Mata Atlantica.
A Mata Atlantica possui com folhas largas perenes. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas.
Foi a segunda maior floresta tropical na América do Sul, acompanhava todo o litoral brasileiro. Nas regiões sul e sudeste chegava até Argentina e Paraguai. Cobria importantes trechos do planalto brasileiro e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, hoje é encontrada extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. Apesar de reduzida a biodiversidade de seu ecossistema é uma das maiores do PLANETA !
Sua área original era 1.290.692,46 km², 15% do território brasileiro. Hoje sua área é de 95.000 km², 7,3% da área original.
Nas regiões que ainda existe, a Mata Atlantica caracteriza-se pela vegetação exuberante, entre as especies de plantas mais comuns são encontadas briófitas, cipós e orquídeas. Sua fauna é formada principalmente por anfíbios, mamíferos e aves. Os animais mais conhecidos da fauna atlantica são mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho preguiça e a capivara. Foram catalogadas 1711 vertebrados na Mata Atlantica, e ela também abriga 383 dos 633 animais em extinção no Brasl.
As regiões da Mata Atlantica possuem alto indice pluviométrico
Hoje existem menos de 10% da mata nativa. No domínio da Mata Atlantica existem 131 unidades de conservação federais, 443 estaduais, 14 municipais e 124 privadas, distribuidas por dezesseis estados.